21/04/2017 Sem Comentários

Status de Cristão, Mente de Ímpio

Status de cristão, mente de ímpio.

Resumos anteriores:
Por minha causa. Bem-aventurados sois vós.
A minha casa. Casa de oração para todos.
Estarás comigo. Deus pode transformar o pior dia, no melhor dia.
Não chores. Atrás de cada não, há uma bênção.
Mais que vencedor. Escritos no tabernáculo de Deus.
Orar e ler a Palavra.
Marcos 7:1-7, “Ora, reuniram-se a Jesus os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém. E, vendo que alguns dos discípulos dele comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; quando voltam da praça, não comem sem se aspergirem; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal e camas), interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”. Status de cristão, mente de ímpio.
Visão do texto:
Escribas e fariseus, vindos de Jerusalém, criticam Jesus porque os discípulos de Jesus comem sem lavar as mãos. Jesus está em Genesaré, próximo de Tiberíades. Às margens do Mar da Galileia.
São mais ou menos 187 km de distância.
Frase de Jesus: Hipócritas. Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim? É o mesmo que dizer: Este povo tem status de cristão e mente de ímpio. São hipócritas.
Jesus tirou o pensamento do livro de Isaías. Isaías 29:13-16, “O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um assombro; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá”.
Racionalizando:
Podemos dizer que isso seplica aos Políticos religiosos corruptos ou aos Líderes religiosos ladrões.
A realidade:
Jesus estava se dirigindo à Sua igreja.
Hipócritas:
Adjetivo e substantivo de dois gêneros. Apresenta uma só forma para o gênero masculino e para o gênero feminino.
Definição: Aquele ou aquela que demonstra uma coisa quando sente ou pensa outra. Que ostenta qualidades que não possui. Que dissimula sua verdadeira personalidade por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza. Pessoa fingida, falsa, dissimulada.
Pode ser uma pessoa com atitudes hipócritas ou ela mesma ser uma pessoa falsa, fingida, que faz coisas que na verdade não faria em outras circunstâncias.
O hipócrita finge ser o que não é. O hipócrita não é confiável, porque não é leal.
A origem da palavra está ligada ao teatro. Alguém vivendo um papel. Um ator, uma atriz.
Escribas:
No A. T. nos dias de Esdras, escribas eram sacerdotes copistas. Cuidavam da Torá. Extremamente cuidadosos, (Esdras 7).
Nos dias de Jesus, eram estudiosos que dedicavam sua vida ao estudo e ensinamento da lei. Interpretavam e ensinavam as leis da Torá, associando-as com princípios jurídicos e culturais, (Mateus 15 e Marcos 7). Não eram necessariamente sacerdotes.
Chamados de mestres e doutores, (Mateus 22:35 e Lucas 5:17). Tinham grande influência, eram muito considerados pelo povo e muitos pertenciam a alguma seita como essênios, saduceus e mesmo fariseus. Muitos dos Escribas eram contrários aos ensinamentos de Jesus, (Marcos 14:1 e Lucas 22:1) por outro lado Jesus os criticava por legalismo e hipocrisia, (Mateus 23 e Lucas 11:45-52), comparando-os aos fariseus.
Fariseus:
Da classe social intermediária. Ultraconservadores e inflexíveis. Eram minoria, mas tinham o apoio do povo. A seita dos fariseus era a mais radical de todas. Eram muito conhecidos pela devolução do dízimo e também por sua observância irrestrita das leis cerimoniais no tocante à limpeza. O dízimo era para sustentar o sacerdócio levítico e também para outras despesas relacionadas à adoração a Deus, (Deuteronômio 14:22-23).
Dizimavam inclusive as coisas mais pequenas, tais como vagens, folhas e ervas, (Lucas 11:42 e 18:11-12).
Para você ter noção de como eram radicais, dizimavam até mesmo os produtos que compravam, por temor de que seus donos originais não tivessem pago o dízimo de tais produtos.
Embora muitos deles não fossem sacerdotes, obrigavam-se voluntariamente a observar as leis sacerdotais da limpeza cerimonial, (Êxodo 30:17-21, Levítico 21:17-21 e 22:2-8).
Lavavam as mãos antes e depois das refeições.
Eram tão radicais que se a refeição consistisse de vários pratos, lavavam as mãos entre um prato e outro.
Marcos retrata os fariseus lavando as mãos até os cotovelos, (Marcos 7:3-4).
Há uma lenda rabínica que diz o seguinte: “Senhor do Universo, impus a mim mesmo mais restrições do que Tu me impuseste, e eu as tenho observado”.
Na prática: Lucas 18:9-14. A parábola do fariseu e do publicano. O fariseu é aquele que se julga melhor que os outros.
Muitos adventistas do sétimo dia são fariseus. Acham que só eles serão salvos.
Se você pensa assim, você também é um hipócrita, ou uma hipócrita.
Leis cerimoniais.
Apontavam para Jesus, o Cordeiro de Deus que eles não reconheceram, não receberam. João 1:11.
Honrar com os lábios, se o coração está longe de Deus é hipocrisia.
Deus vê o coração. Veja a escolha de Davi para ser rei. Deus disse a Samuel: “O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. 1 Samuel 16:7.
Davi finalmente é chamado de “O homem segundo o coração de Deus”. Atos 13:22. Porque Deus o ungiu com santo óleo, diz o Salmo 89:20, escrito por Etã.
Muitos cristãos estão interpretando o papel de adorador, mas não estão vivendo o papel de adorador.
Interpretar o papel de adorador e não ser adorador é hipocrisia.
Pergunto:
Quando pregamos, cantamos, ou damos estudos bíblicos, ou nos vestimos para ir à igreja, ou qualquer outra coisa, fazemos para adorar a Deus de coração?
1 Coríntios 10:31-32.“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos”.
Sonhei com Deus uma noite dessas. Ele estava acompanhado de uma multidão de anjos. Tudo era muito lindo, tão lindo que não consigo descrever.
Não vi Sua face. Mas percebi que ele estava com um cartaz nas mãos. Parece-me que era uma campanha publicitária. Deus era o garoto propaganda da campanha.
O cartaz chamava tanto a atenção que eu me concentrei no cartaz.
No cartaz eu pude ler as seguintes palavras: Estou procurando adoradores.
Acordei assustado como se tivesse tido um pesadelo. Meu coração estava disparado.
Que tipo de adoradores somos nós?
Em seu encontro com a samaritana, junto ao poço de Sicar, Jesus declarou o tipo de adoradores que Deus procura.
João 4:23. “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”.
Em que pensamos enquanto cantamos?
Em que pensamos enquanto lemos a Bíblia?
Onde navegam nossos pensamentos enquanto estamos na igreja?
O tempo está passando rapidamente e nós voamos. Jesus virá como ladrão de noite.
Não é compatível dizer que está indo para a eternidade se o mundo está dentro do coração.
Na real os que ostentam status de cristão, mas têm a mente de ímpio, seguem:
Ídolos do cinema, da televisão, do esporte, da música.
Vivem para si mesmos.
Supervalorizam navegar.
A onda agora é seguir blogueiras e blogueiros, youtubers.
Deixam as coisas de Deus em segundo plano.
Eu tenho um problema com o cinema. Mas é com Hollywood e os demais estúdios o meu problema. ë com a industria cinematgráfica.
O que Hollywood vende?
No cinema ou em casa, somos influenciados.
Não é o ambiente.
Eu não posso financiar o reino do inferno.
Eu não posso me posicionar do lado de Satanás.
Se você vive assistindo aos filmes ou indo ao cinema, você está financiando o reino de Satanás.
Há outros seguimentos também, além do cinema, que quando eu apoio, apoio o reino de Satanás.
Há Adventistas que vivem indo ao cinema. Até líderes da Igreja.
Pode ir ou não pode? Não vou dizer se pode ou não pode. quem tem que concluir é você!
Vou radicalizar por um momento. Onde você gostaria de estar na hora da volta de Jesus?
O CINEMA destrói o casamento, a família.
Acaba com a moral.
Transtorna a sexualidade.
Incita a violência.
Tira Deus do trono.
Muitos cristãos modernos são verdadeiros hipócritas.
Durante a semana fazem tudo que os não cristãos fazem, mas no sábado viram santos.
Quer ver se é cristão mesmo?
Tira do sério pra ver… Grita, xinga, sai da casinha.
Relação com o poder, o sexo, o dinheiro, a influência.
Amam o poder. Em nossas comissões e assembleias. Líderes que amam o poder e usam as pessoas. As atitudes não cristãs magoam e matam as pessoas.
Roubar. Apropriar-se indevidamente.
Jogar lixo na rua.
Envolver-se em corrupção.
Usar de má fé no trabalho e nos negócios.
Passar os outros para trás. Vender o burro. Se tiver algum defeito está na vista. Era noite, mas o burro era cego.
O que é um hipócrita? Um falso!
Embora estejamos no meio da corrupção, da mentira, da maldade, da desonestidade, da falta de caráter… o cristão verdadeiro não joga o jogo deste mundo.
João 17:15-16, “Não peço que os tires do mundo; e, sim, que os guardes do mal. Eles não são do mundo como também eu não sou”.
Nós estamos no mundo, mas o mundo não pode estar dentro de nós.
Algumas pessoas mudam de lugar, mas o lugar nunca sai de dentro delas.
Pessoas que deixaram o mundo, se tornaram cristãs. Saíram do mundo, mas o mundo nunca saiu de dentro delas.
Não é possível viver os dois mundos.
1 João 2:15-17. “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente”.
Romanos 12:1-2. “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Cortando as raízes. Cortando as ligações com o mundo.
Tem que haver uma mudança de mente, de coração.
Convertei-vos a mim de todo o vosso coração.
Joel 2:11-13. “O Senhor levanta a voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens; sim, grande é o Dia do Senhor e mui terrível! Quem o poderá suportar? Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal”.

Pastor Stina
Pastor Sênior da Igreja do UNASP-SP
22/04/2017

Deixe um Comentário