25/03/2017 Sem Comentários

Não Chores!

Não Chores!
Estou pregando a série “As Expressões de Jesus”.
1. Por minha causa.
2. A minha casa.
3. Estarás comigo.
4. Não chores.
Lucas 7:11-17. Orar e ler.
O Senhor se compadeceu dela.
O mesmo Jesus que disse “não chores”, também chorou. A Bíblia apresenta 3 vezes pelo menos.
1. Jesus chorou na morte de Lázaro.
João 11:34-36, “E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava”.
Jesus Se comove com nosso sofrimento. Jesus chorou pelos que ali estavam.
Lançando o olhar através dos séculos por vir, viu o sofrimento e a dor, as lágrimas e a morte que caberia em sorte aos homens. Seu coração ficou comovido pelas dificuldades da família humana de todos os tempos e em todas as terras. Jesus ainda chora por nós hoje, ainda fica triste com as nossas tristezas, se alegra quando nos alegramos e vencemos as dificuldades.
2. Jesus chorou sobre Jerusalém.
Lucas 19:41-44, “Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação”.
Caminho a Cristo, 120, “Diz-se muitas vezes que Jesus chorou, mas jamais foi visto a sorrir. Todavia, Seu coração era uma fonte de vida: e onde quer que fosse, levava descanso e paz, contentamento e alegria”.
3 Testemunhos Seletos, 218, “Jesus chorou sobre Jerusalém, por motivo da culpa e obstinação do Seu povo escolhido. Também chora pela obstinação dos que, professando serem coobreiros Seus, se conformam com não fazer coisa alguma. No dia final, que resposta daremos por nossa negligência”?
O Desejado de Todas as Nações, 587. “Em todos os séculos se concede aos homens seu período de luz e privilégios, um tempo de prova, em que se podem reconciliar com Deus. Há, porém, um limite a essa graça. A misericórdia pode interceder por anos e ser negligenciada e rejeitada; vem, porém, o tempo em que essa misericórdia faz sua derradeira súplica. Há nesta geração muitos que estão trilhando o mesmo caminho dos incrédulos judeus.
Do alto do Olivete, Cristo contemplou o mundo em todos os séculos, e Suas palavras são aplicáveis a toda a alma que desdenha as súplicas da divina misericórdia.
3. Jesus chorou no Getsêmani.
Mateus 26:36-39, “Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres”.
Hebreus 5:7-9, “Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem”.
A. Jesus é o Criador. “Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez”. João 1:3.
B. E através do Seu ministério tornou-se o Autor da salvação.
Mesmo tendo chorado, Jesus disse “Não chores”.
Ele estava para realizar um grande milagre.
Foi o mesmo que dizer: espere um minuto. Enxugue as lágrimas para ver o que eu vou fazer. Vou trazer de volta à vida, teu único filho. Você será lembrada nesta vida e na eternidade.
Os milagres em 4 dimensões:
A. Sobre as doenças.
B. Sobre as forças da natureza.
C. Sobre os demônios.
D. Sobre a morte.
1. Além da ressurreição do filho da viúva de Naim, Jesus ressuscitou também a filha de Jairo e Lázaro, irmão de Marta e Maria.
2. Só Lucas registra a ressurreição do filho da viúva.
3. Naim distava 40 km a sudoeste de Cafarnaum, e 8 km de Nazaré.
4. No dia anterior Jesus curara o servo do centurião em Cafarnaum. Caminhou portanto, 40 km.
Personagens:
1. A viúva.
2. O filho único, morto.
3. Jesus.
4. As duas multidões: Uma levava a morte, a tristeza, o sofrimento, a perda. A outra estava com a Vida, a solução, a alegria, a salvação.
a) Multidão 1: Mulher sem nome. Viúva. Sem futuro. Sem marido e sem filhos. Coração carregado de pesar, só lhe restava chorar. A multidão caminhava para o cemitério, lugar de morte.
b) Multidão 2: Todos seguiam Jesus, o Deus que se fez carne e habitou entre nós. O príncipe da vida e Senhor da ressurreição. A multidão caminhava na direção da cidade, lugar de festa, de alegria de agito.
A mensagem principal é: Não chores!
O que a Bíblia diz sobre chorar:
1. “Há tempo de chorar”. Eclesiastes 3:1-4.
2. “Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro”? Salmos 56.8
3. “O choro pode durar uma noite”. Salmo 30:5.
4. “Deus limpará dos olhos toda lágrima” Apocalipse 21:4.
Por que não chores?
1. Atrás de cada não de Deus há uma bênção.
2. Veja os nãos de Deus nos mandamentos, por exemplo. São 9 nãos. Só o quinto não tem não.
3. Veja os primeiros nãos de Deus:
a) “Não comerás do fruto da árvore da ciência do bem e do mal”. Gênesis 2:17.
b) “Não é bom que o homem esteja só”. Gênesis 2:18.
Conclusão:
1. Nenhum de nós pode dizer não chores, mas Deus pode.
2. Deus pode transformar o seu pior dia no melhor dia da sua vida. Foi assim na experiência do ladrão arrependido. “Estarás comigo no Paraíso”. Lucas 23:43.
3. Qual a sua direção? Ou sentido da sua caminhada? Você está indo para a cidade ou para o cemitério? Quero dizer: você está caminhando para a Nova Jerusalém ou para a destruição eterna?
4. Stephen Brown, em seu livro, Quando a Corda se Rompe, página 115, diz: “Se você não cruzou com o inimigo logo pela manhã, pode ser que vocês estejam andando na mesma direção”.
5. Só existem 2 multidões:
a) A que caminha para o cemitério, para a morte.
b) A que caminha para a cidade, para a ceia das bodas do Cordeiro.
6. Atrás de cada não de Deus há uma grande benção.
Jesus disse à mulher duas palavras de consolo que não voltariam vazias: “não chores”.
A Palavra de Deus nunca volta vazia, Isaías 55:11.
Jesus transformou:
Tristeza em alegria.
Jesus devolveu a vida ao rapaz e a alegria de viver de sua mãe.
Do choro fez-se o riso.
Da tristeza celebração.
E da morte fez-se vida.
Isso é incrível! Isso é Jesus.
A morte está presente em todas as famílias da terra, mas um dia desses, o choro se tornará em alegria.
Este é um dos cumprimentos de Apocalipse 21:4. “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima”.
Jesus voltará em breve e cumprirá Sua promessa.

Pastor Stina
Pastor Sênior da Igreja do UNASP-SP
25/03/2017

Deixe um Comentário